Amamentar facilita a produção da fala?

03.07.2013

 

Sim, o ato de mamar é importante para o bebê, pois promove o correto desenvolvimento das estruturas que utilizamos para a fala: lábios, língua, bochechas e palato mole (no céu da boca, permitindo que o ar passe pelo nariz ou pela boca).

mae amamentando_blog materno maes amigasO ato de ordenhar o seio materno pelo bebê favorece o equilíbrio das forças dos músculos da face, refletindo mais tarde na produção da fala, na respiração e na deglutição. Na amamentação, a sucção possibilita um excelente exercício muscular, e tem um papel muito importante no desenvolvimento ósseo-muscular, estimulando o crescimento da mandíbula fazendo com que ela cresça mais rapidamente e se alinhe com a maxila, facilitando o posicionamento das arcadas e da língua. Assim, a face do bebê cresce de forma harmônica, ajudando a língua a se posicionar de forma correta dentro da boca e favorecendo que mais tarde, o bebê comece a falar bem.

Que órgãos usamos para falar?

Para falar, a criança precisa utilizar todos os seus órgãos e estruturas de forma sincronizada, a língua deve estar bem posicionada, o ar deve sair pela boca (nos sons orais) ou pelo nariz (nos sons nasais) com ajuda do palato mole e os lábios devem ajudar também na produção dos sons. Por exemplo, para falar um “a”, abrimos a boca e a língua fica no assoalho dela, para falarmos um “f”, os dentes superiores cobrem o lábio inferior. Para cada som, existe um ponto articulatório próprio para ele.

Quando a criança não exercita bem seus músculos da face deixando-os flácidos e a língua fica posicionada de forma que não se encaixa dentro da boca, há uma produção distorcida dos sons da fala.

Além disso, o aleitamento materno traz benefícios para o recém-nascido nos aspectos relacionados à nutrição, nas defesas do bebê contra doenças, nas questões emocionais e na praticidade, além de ser barato e estar sempre na temperatura certa para o bebê. O leite materno se constitui um elemento fundamental para a saúde do bebê. A Organização Mundial da Saúde apontou que o leite materno é o melhor e mais eficaz alimento para crianças desde o nascimento até a idade de 6 meses, sendo que, neste período, não há necessidade de ingestão pelo bebê de outros líquidos e sólidos.

 

Você pode gostar de ler: Como se inicia a fala do bebê e 10 dicas para ter sucesso na amamentação

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também