Amamentação exclusiva diminui o interesse pela chupeta

20.08.2014 – Você sabia que a amamentação exclusiva diminui o interesse pela chupeta e pelo dedo? O desmame do bebê antes dos 6 meses de vida pode provocar modificações na postura e na força dos órgãos fonoarticulatórios, que são as estruturas envolvidas na articulação dos sons, ou seja, lábios, língua, dentes, palato duro (céu da boca), palato mole e mandíbula. No desmame precoce podem ocorrer hábitos bucais indesejáveis ou prejudiciais, como o uso da chupeta ou sucção do dedo.

Amamentação exclusiva diminui o interesse pela chupeta

No ano passado foi defendida uma tese na Unicamp, por uma dentista, com o objetivo de avaliar a relação entre a prática de amamentação exclusiva e sua influência no desenvolvimento de hábitos bucais indesejáveis em crianças.

desmame precoce 02

A colunista e dentista, Priscila Tripicchio, escreveu uma matéria sobre Amamentação e o desenvolvimento da face aqui no site. Clique aqui.

Foram testadas 252 crianças, entre 30 a 48 meses de idade. Do total das crianças avaliadas, foi observado que o aleitamento materno de forma exclusiva, ou seja, sem a introdução de outro alimento a não ser o leite materno, reduz os hábitos de sucção digital (chupar o dedo) ou de uso de chupeta. As crianças que mamaram de 2 a 3 meses diminuíram em 60% as chances de vir a ter hábitos de sucção indesejáveis; as que mamaram de 4 a 5 meses diminuíram 68% as chances e as que mamaram de 6 a 12 meses diminuíram em 91%.

“As crianças que mamaram de 6 a 12 meses diminuíram em 91% do hábito a sucção da chupeta e dedo”

Portanto, quanto mais tempo as crianças são amamentadas de forma exclusiva, maiores são as chances de não desenvolverem hábitos de sucção de chupeta e de dedo. Pense nisso antes de desmamar o bebê. Talvez o tempo que você vai se dedicar a ele agora possa auxiliá-lo mais tarde, a não ter necessidade de uso da chupeta e pode favorecer o desenvolvimento harmonioso da face.

 

Saiba Mais:

 

Mitos da amamentação: Silicone, leite fraco, peito pequeno, comer canjica, tomar cerveja preta, voltar ao trabalho…

Desmame do bebê: quando e como?: Como saber se está na hora de desmamar? Como fazer o desmame?

Baixa produção de leite materno, por quê?: Vamos nos fazer alguns questionamentos antes de desistir e introduzir a fórmula?

Amamentar facilita a produção da fala?: Mamar promove o correto desenvolvimento dos lábios, língua, bochechas e céu da boca

Língua presa ou frênulo lingual e o desenvolvimento do bebê: A membrana pode causar prejuízos à amamentação e dificuldade em articular algumas palavras

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também