Alpha-Vila Ensino Infantil Bilíngue Campinas

28.01.2016 – A escola Alpha-Vila ensino infantil bilíngue Campinas é o novo parceiro Mães Amigas e oferece desconto exclusivo para as mães credenciadas ao Clube de Descontos.

Conversamos com a coordenadora pedagógica da Alpha-Vila Educação Infantil Bilíngue Campinas, Tânia Gajewski, para contar para vocês um pouco mais sobre a escola e o método de educação bilíngue, que proporciona oportunidade para a criança atuar com mais segurança em um mundo globalizado.

Muitas mães acreditam na importância de colocar o filho em uma escola bilíngue mas poucas sabem que, embora não tenha nenhuma lei que proíba o uso do termo, uma escola para ser classificada dessa forma precisa oferecer uma metodologia de imersão a segunda língua.

maesamigas_publi_alphavilla5

“Aqui não temos aulas específicas de inglês, nem professores especialistas de inglês. Nossas aulas são preparadas e ministradas no segundo idioma, em um verdadeiro sistema de imersão na língua. Nossas pedagogas são bilíngues, fluentes.”

 

1. Por que é importante a imersão do idioma na rotina da criança?

O bilinguismo não é apenas um meio de comunicação, é uma aptidão multicultural – versatilidade de estruturar o pensamento por diferentes vias e de interpretar realidades sob diferentes óticas. Representa o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores, sensibilidades e percepções ampliadas que permitem a flexibilização dos julgamentos, e funciona como catalisador do entendimento entre as pessoas. É pobre de conteúdo a escola que trabalha o bilinguismo apenas como um segundo idioma a ser aprendido.

2. Como classificar uma escola que possui essa metodologia de imersão?

Quando o ensino do segundo idioma é parte integrante do cotidiano do aluno na Escola. Ao contrário de muitas escolas bilíngues, na Alpha-Vila não temos aulas específicas de inglês, o segundo idioma está inserido na rotina da criança. Todos os conteúdos pedagógicos são preparadas e ministradas em inglês, seja ele sobre natureza, sociedade ou matemática, em um verdadeiro sistema de imersão na língua. O aluno transfere o conhecimento automaticamente, de um idioma para outro, de forma natural. Este método é semelhante ao processo de assimilação da língua materna pelas crianças; processo este que produz uma habilidade prática-funcional sobre a língua falada, e não um conhecimento teórico.

3. E como fazer isso sem confundir a criança?

Trazendo o conteúdo sempre de uma forma lúdica, contextualizamos todos os saberes a serem transmitidos, fazendo uso de histórias, teatro, gravuras e muita expressão corporal, tornando o aprendizado atrativo e cativante para a criança. Nada é traduzido, e o segundo idioma é introduzido de forma gradual. A classe do maternal, por exemplo, tem cerca de 50% de sua carga horária pedagógica ministrada no segundo idioma, enquanto nas turmas do infantil 1, 2 e 3, as aulas são ministradas quase que integralmente em inglês.

4. Com quantos anos a criança pode iniciar essa metodologia?

A Escola recebe crianças de 1 a 6 anos de idade, quanto mais cedo ela vivenciar o idioma mais natural ele será. Consideramos fundamental o equilíbrio entre a transmissão dos conteúdos pedagógicos e o cuidado. As famílias que nos procuram primam por qualidade e serviço individualizado, procuram um ambiente acolhedor, adequado a primeira infância, onde o trabalho aconteça em sintonia com as necessidades básicas da criança – sono, higiene, alimentação, saúde e proteção. Por isso mantemos turmas de no máximo 12 alunos, e uma taxa de profissionais por aluno acima do praticado por outras escolas, além de uma estrutura física alinhados à missão e proposta pedagógica da Escola. Tudo isso acompanhado de carinho, conforto e segurança. Os pais tem ainda, acesso a nosso sistema de câmeras web espalhadas estrategicamente pelos ambientes da Escola, e podem “espiar” seus pequenos sempre que tem saudades. Pais em viagem e avós que residem fora da cidade ou mesmo em outro País, adoram esta facilidade.”

5. Vocês também oferecem aulas de educação financeira para primeira infância. Porque?

A partir da educação financeira, a criança tem chance de aprender a planejar gastos e a consumir de modo responsável, livre do consumismo. Lidar com o  dinheiro deve ser uma prática exercitada e aprendida desde os primeiros anos de vida, de forma saudável, responsável e prazerosa. Desenvolver o espírito empreendedor e estimular modos inovadores de raciocínio, por exemplo, são ferramentas essenciais à preparação de nossas crianças para o futuro, de forma que adquiram maturidade para gastar com prazer, a investir, a doar, a poupar, a ser mais feliz.

Exploramos o fato de que a nem tudo podemos atribuir valores monetários. A criança aprende rapidamente quanto pode valer um carrinho ou uma boneca, mas deve compreender também que não podemos colocar um valor ao beijo dado pelo papai ou ao abraço carinhoso da mamãe.

Em nossas dinâmicas, as crianças aprendem que não podem comprar a amizade do coleguinha, tem que conquistá-la! As dinâmicas acontecem não no plano teórico, mas no plano pessoal-psico-pedagógico. São conceitos absorvidos quase que de imediato, mesmo pelas crianças mais novinhas, proporcionando o desenvolvimento de indivíduos plenos, conscientes de seus direitos e deveres, e contribuindo para a formação de pessoas criativas, inventivas e descobridoras, que sejam capazes de criticar, comprovar e não aceitar sem refletir tudo que lhes é proposto.

“Um outro fator bastante relevante aos pais é a alimentação completa – lanches da manhã e da tarde, almoço e jantar são elaborados por uma nutricionista e preparados em uma cozinha semi-industrial. O cardápio é livre de doces, sucos industrializados, frituras e salgadinhos. Muita fruta e verdura fresquinha garantem uma alimentação saudável aos nossos pequenos.” – contou

6. E sobre a aula de fotografia? Qual o motivo de estar na grade curricular?

Através das aulas de fotografia digital, por exemplo, os alunos aprendem conceitos de opostos como colorido e preto-e-branco, como longe e perto; observam as diferenças de iluminação, fotografando em ambientes com mais ou menos luz; comparam as imagens obtidas com as dos colegas, observando e apontando as diferenças e semelhanças.

A fotografia é utilizada nas aulas de artes plásticas, que incluem projetos de reciclagem e releituras de obras através de pinturas, esculturas com vegetais e outros materiais inusitados e muito divertidos. 

7. Como funciona o projeto “Pais na Escola”?

Periodicamente a escola abre suas portas aos sábados pela manhã, para receber os alunos e seus familiares, que são convidados a participar de atividades recreativas e educativas. São gincanas, teatros, show de mágica, oficinas de criação e atividades especialmente programadas para promover a integração das famílias e fortalecer os laços e a parceria família-escola. Sabemos que a verdadeira educação só acontece quando feita em conjunto, por isso mantemos diversos canais de comunicação abertos aos pais.

Linhas telefônicas sempre abertas e mídias sociais como Blog, Facebook e Instagram, são algumas das ferramentas que estão sempre à disposição dos pais dos alunos e utilizadas para a troca de informações e lembretes sobre eventos e datas importantes do calendário escolar.

8. Como é a carga horária das crianças na escola?

Para facilitar o dia-a-dia dos papais e mamães que trabalham e/ou estudam, a Alpha-Vila disponibiliza planos com horários flexíveis. Cada família pode compor a carga horária dos filhos da forma que melhor lhes convier, respeitado o período mínimo de permanência na escola, para que não haja prejuízo dos conteúdos pedagógicos a serem ministrados ao longo do ano letivo.

Durante a primeira visita à Escola eu recebo os pais e forneço todas as informações e orientações necessárias. Alguns pais chegam inseguros, incertos sobre o momento correto de colocar o filho na Escola, mas logo depois de alguns minutos já sentem-se seguros pela confiança que transmitimos – por isso é tão importante que os pais reservem algum tempo para efetivamente conhecerem a Escola e conversarem com os profissionais – estamos sempre disponíveis para atender à todos que nos procuram.

9. Vocês são uma escola inclusiva, correto?

Sim, somos! E temos orgulho de ser uma escola inclusiva. Aqui nenhum pai de aluno portador de necessidades especiais ouve que -não tem vaga-.

maesamigas_publi_alphavilla21

Alpha-Vila no Clube de Desconto Mães Amigas

Alpha-Vila Ensino Infantil Bilíngue Campinas faz parte do Clube de Desconto Mães Amigas! Boa notícia para essa época do ano, não?

Mães Amigas que apresentarem a carteirinha (com data validade vigente) possuem:

Isenção da taxa de matrícula para o ano letivo de 2016

5% de desconto na mensalidade do ensino infantil bilíngue para alunos matriculados em meio-período ou período estendido

10% de desconto na mensalidade do ensino infantil bilíngue para alunos matriculados em período integral

Galeria de Fotos

Obs: As imagens usadas nesse post estão sob autorização da escola Alpha-Vila.

 

Contato

Alpha-Vila Ensino Infantil Bilíngue de Imersão em Campinas

Endereço:  Av. Alaor Faria de Barros, 530, Alphaville, Campinas-SP

Site: Clique aqui

Telefone/Reservas:  (19) 3262-1700

E-mail: secretaria@alphavila.com.br

Links das redes sociais:

Facebook: Clique aqui

Blog: Clique aqui

Youtube: Clique aqui

Instagram: Clique aqui

 

 

selo-publieditorial

Alpha-Vila Ensino Infantil Bilíngue de Imersão em Campinas

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1278 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também