Alimentos orgânicos a preços acessíveis?

14.06.2013 – Em busca de uma alimentação mais saudável, cada dia mais as famílias estão optando pela utilização de alimentos orgânicos. Alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam à qualidade do alimento.

Dessa forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores. Na agricultura, por exemplo, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Em relação às carnes e ovos orgânicos, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes.

Os alimentos orgânicos são, além de mais saudáveis, mais saborosos e sua produção respeita o meio ambiente. Mas, tem uma desvantagem: o preço.

Por isso, com o auxílio da Mãe Amiga Paola Queirós, montamos aqui algumas dicas preciosas para quem quer utilizar alimentos orgânicos na alimentação da família.

Podemos comprar orgânicos em supermercados e também em feiras, mas com valores bem diferentes. Como nas feiras as compras são diretamente com o produtor, o valor costuma ser bem mais baixo. Em Campinas, de acordo com a ANC (Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região), as feiras são as seguintes:

– às quartas no Bosque dos Jequitibás das 7:00 às 11:00 na Rua Coronel Quirino, 02 – Centro

– às sextas no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes das 7:00 às 11:00, na Praça Imprensa Fluminense – Cambuí

– aos domingos no Parque Ecológico Emílio José Salim das 7:00 às 11:00, na Rodovia Heitor Penteado, altura do km 3,2 – Vila Brandina

 

Para as mamães muito ocupadas há a opção de compra via internet com entrega em casa através dos sites www.yamaguishi.com.br e www.solesolo.com.br.

Olha que ótimo depoimento da Mãe Amiga Paola Queirós: “Eu comecei a usar orgânicos por indicação do pediatra da Isabela quando ela iniciou as papinhas. Faço feira a cada 15 dias, como as coisas são colhidas na semana, é tudo muito fresco e dura bem na geladeira. O preço da grande maioria dos produtos não difere das feiras tradicionais e nem da rede de varejões. As pessoas tem um certo preconceito achando que orgânico é caro pelo o que costumam ver nos supermercados. O bacana da feira é que sempre tem oferta de produtos, se a colheita foi muito boa, eles vendem mais barato. Na feira de orgânicos, por exemplo, eu consigo comprar cenouras com ramas verdinhas, o que indica que elas foram recentemente colhidas (dá pra fazer receitas muito bacana com as ramas, colocar no arroz, fica maravilhoso), a cenoura chega até ser mais doce, o sabor é bem diferente, elas são menores também. Os ovos do yamaguishi são especiais também, o preço é melhor que no mercado, tem a gema amarelinha e são super saborosos.”

Paola Queiros_maes amigas

Domingo era dia de a Paola Queirós ir à feira, lavar todos os legumes, descascar, picar, fazer as papinhas de diferentes sabores e congelar pra facilitar durante a semana.

Com todas essas dicas e informações, é impossível não se animar a comprar alimentos orgânicos! Vocês não acham?

 

Placa-colunistas-carol

Você pode gostar de ler: Como congelar a papinha do bebê

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1494 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também