A troca de dentes atrapalha a fala da criança?

A troca de dentes atrapalha a fala da criança?

22.06.2015 – Os dentes de leite (ou dentes decíduos), assim chamados porque são brancos e mais claros que os dentes permanentes, são os primeiros a aparecerem na boca da criança e começam a cair somente entre os cinco e sete anos, quando os dentes permanentes estão prontos para se formar e reabsorver a raiz do dente de leite.

A troca de dentes atrapalha a fala da criança?

A troca de dentes atrapalha a fala da criança?Nessa fase, a criança fica “banguela” e, muitas vezes, com um espaço grande entre um dente e outro. Pode acontecer de a criança mudar a forma como ela posiciona a língua, e em vez de colocar a ponta da língua atrás dos dentes, ela a projeta entre os dentes. Com isso, ao falar, a criança articula os sons e nesse momento pode-se ouvir um chiado.

Para resolver este problema, tente estimula-la a se alimentar com alimentos sólidos, a mastigar coisas duras (pão de queijo, maçã, carne). O exercício da mastigação vai auxiliar a manter a musculatura com um tônus adequado e vai ajudar a criança a voltar a apoiar a língua atrás das papilas.

É necessário, também, retirar a chupeta e a mamadeira, se a criança ainda tiver esses hábitos, pois eles são muito prejudiciais para a produção da fala.

Entretanto, há algumas situações que requerem um cuidado especial, por exemplo, quando a criança, antes mesmo de perder os dentes de leite, já possuía uma posição inadequada de repouso da língua, ou seja, tinha o costume de manter a língua entre os dentes.

É preciso observar se esse é o caso de seu filho e tentar notar onde ele coloca a língua quando está concentrado em alguma atividade (vendo televisão, desenhando). Se a criança mantiver sempre esse padrão errado, a vinda dos dentes permanentes não resolverá o problema. Será necessária, então, uma avaliação de um fonoaudiólogo.

 

A troca de dentes atrapalha a fala da criança?

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também