? Mães Amigas - A Fada do Dente

A Fada do Dente

25.06.2013

 

O primeiro dente de leite da criança cai em torno dos 6 anos e, geralmente, é o incisivo central inferior (o dente bem da frente, na arcada de baixo). Podem ocorrer variações nesse tempo, para mais ou para menos. Na sala de aula da minha filha, teve criança que perdeu o primeiro dente mais cedo, com 4 anos e, mesmo assim, está dentro da normalidade.

O momento da queda do primeiro dente de leite gera muita expectativa, a criança não sabe quando esse momento irá acontecer, se irá doer para cair o dente de leite ou doer para nascer o permanente. A criança também percebe que está crescendo, e que seu corpo (no caso, a dentição) está em desenvolvimento.

Com 5 anos de idade, a minha filha, Iara (foto acima), era louca de vontade de ter algum dente mole para, depois, ter a tão sonhada “janelinha”! E foi exatamente com essa idade que esse grande dia chegou. Ela observava a “janelinha” dos colegas e sempre me mostrava os dentes de baixo, para eu verificar se estavam moles. Para ela não desanimar, eu dizia que estavam um pouco moles, mas ainda precisava esperar um pouco mais. Um belo dia, o dente realmente amoleceu e, finalmente, depois caiu.

fada do denteEra tanta a felicidade da pequena, que resolvi enfeitar ainda mais a história. Eu disse para ela que existe a Fada do Dente. A lenda da Fada do Dente diz que, quando uma criança perde um dente de leite, deve deixá-lo embaixo do travesseiro para que, durante a noite, uma fada o leve e, em troca, deixe uma moeda ou um pequeno presente para a criança.

Essa lenda, provavelmente, teve origem no folclore da Europa Ocidental pois, antigamente, acreditava-se que os dentes deveriam ser guardados ou queimados para que não caíssem no poder de bruxas, que os usariam em feitiços. Nessa época, os pais deveriam cuidar para que os dentes dos filhos não caíssem em mãos erradas.

Eu achei um pouco estranho passar a idéia, para a minha filha, de que ela “venderia” um pedaço de seu corpo (o dente de leite) para a Fadinha e, também, gostaria que ela tivesse um potinho para guardar os seus dentes, assim como eu tive quando criança. Então, resolvi mudar um pouco a história e falei para ela que existe uma Fada muito legal, chamada Fada do Dente, que deixará um pequeno presente, embaixo do seu travesseiro, toda vez que algum dente cair. Para isso acontecer, a minha menina terá que deixar, à noite, o dente embaixo do travesseiro. Então, em casa, a Fada trás um presente, mas não leva o dente embora!

Aos 7 anos de idade, já é o 8º dente da Iara que caiu, e portanto a Fada do Dente passou 8 vezes em casa! Ela já trouxe anel, colar, boneca pequena, até nota de 20 reais e, nesse mês, trouxe um par de brincos! Ela super acredita em fadas e fica muito alegre quando a Fada do Dente passa em nossa casa!

É muito importante a criança ser orientada pelo dentista a cuidar dos dentes desde a dentição de leite, para que tenha sempre dentes saudáveis, e para que a dentição permanente desenvolva corretamente.

A Iara, minha filha, até gravou um vídeo sobre a fada do dente! Confiram:

 

Você pode gostar de ler: Pasta COM ou SEM FLÚOR para as crianças? e Dentes separados. Isso é bom ou ruim?

 

placa-tripicchio

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1640 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também