9 Dúvidas Sobre o Coletor Menstrual

 Selo Profissional-4

Dra. Patrícia Varanda
Ginecologista e Sexóloga
“As mulheres brasileiras ainda oferecem resistência ao uso de métodos contraceptivos vaginais, a resistência existe com tudo que vai de encontro ao tocar o próprio corpo, principalmente a genitária.. E não seria diferente com o coletor menstrual”

 

20.10.16 – Por incrível que pareça o coletor menstrual foi criado em 1930 e só se popularizou nos últimos anos. Diferente do absorvente tradicional que demora em média 100 anos para se degradar na natureza, o coletor menstrual é sustentável e reutilizável, ou seja, não polui o meio ambiente. Seu valor varia entre R$ 85,00 a R$ 150,00 e pode durar mais de três anos. Porém, mesmo com tais vantagens, muitas pessoas ainda desconhecem ou possuem duvidas de como e quando deve utilizar o coletor menstrual, pensando nisso conversamos com a ginecologista Dra. Patrícia Varanda que nos respondeu 9 dúvidas sobre o Coletor Menstrual.

9 Dúvidas sobre o Coletor Menstrual

1. O coletor menstrual é indicado para todas as mulheres? Em que casos ele não é indicado?

“O coletor menstrual é indicado para todas as mulheres, exceto as que ainda não iniciaram atividade sexual ou para aquelas que estão nos primeiros dias pós-parto, devido ao risco de rotura do hímen e respectivamente infecção puerperal.”

2. Existe algum risco para a mulher utilizar o coletor?

Além dos riscos já mencionados acima, também existe o risco de infecção se a mulher não higienizar seu coletor corretamente.

3. Como deve ser feita a higienização?

A higienização deve ser feita com água fria e sabão neutro em pequena quantidade. A cada Ciclo menstrual, o ideal é limpar 1X com água fervente. Alguns fabricantes ainda recomendam esterilização com soluções de água oxigenada, cloro e vinagre.

4. Quais os pontos positivos e negativos em utilizar o coletor menstrual? Qual a vantagem do coletor em relação ao absorvente comum?

Pontos positivos: economia, produto sustentável, Hipoalergênico, não é absorvente e sim um coletor, não altera o PH vaginal e não provoca odor vaginal.
Pontos negativos: desaconselhável para mulheres virgens.
Além dos pontos positivos a vantagem é que o copinho pode durar em média 3 anos, e pode substituir o absorvente considerado um dos maiores vilões da natureza, por levar muitos anos para se decompor.

5. Quais os cuidados a serem tomados?

Ao escolher o coletor, a mulher deverá estar atenta ao tipo de material (silicone ou TPE) e tamanho do copinho já que se for maior do que o ideal pode incomodar, e se for menor pode vazar o fluxo menstrual. Ao introduzir o produto é preciso seguir as instruções do fabricante para formar o vácuo e não ocasionar vazamentos ou expulsão da menstruação, na hora de remover o coletor o vácuo deve ser eliminado para não causar desconforto. Outro cuidado é com a higienização.

6. Existe um tempo certo para esvaziar o coletor durante o período menstrual?

Isso depende do fluxo menstrual de cada mulher. Se for intenso, a cada 6 – 8 horas. Mas pode chegar até 12 horas se fluxo normal a baixo.

7. A partir da primeira menstruação a menina já pode utilizar o coletor menstrual?

Se já tiver tido relação sexual, sim: entretanto, como já dito anteriormente, não é aconselhável uso antes da primeira relação sexual pelo risco do rompimento do Hímen, mas não é contra indicação absoluta, fica a critério da usuária já que existem, inclusive, modelos específicos para esse grupo.

8.  No caso das alérgicas ao látex há uma melhor opção?

É permitido o uso do coletor para alérgicas ao látex, tanto na versão silicone como na TPE.

9. Como saber qual o tamanho de coletor devo usar?

Passos para saber qual o tamanho do coletor a ser usado:

  Saber a altura o colo uterino (consultar um ginecologista ou a própria mulher fazer um toque com o dedo médio que é mais longo).
Informar a idade ( se> 30 anos, escolher tamanho maior).
Se já teve filho(s) ou se é sedentária, pode escolher coletor com maior diâmetro.
Informar sobre a intensidade do fluxo menstrual.

9 Dúvidas sobre o Coletor Menstrual
Ginecologista Dra. Patrícia Varanda

 

Confira Também:

Por que algumas meninas menstruam cedo demais?

Primeiro transplante de útero da America Latina

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1278 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também