18 cuidados com o ambiente para pessoas alérgicas

18 cuidados com o ambiente para pessoas alérgicas

14.07.2015 –  Antigamente inverno era sinônimo de namorar mais, comer fondue abraçadinho com o marido, ficar horas debaixo do cobertor sem se importar com nada, a não ser no aconchego do casal. Depois que me tornei mãe, tudo isso mudou. Como odeio o inverno ahahaha. Basta ele chegar para as viroses, as febres e as alergias respiratórias aparecerem. E com ela novos desesperos.

Murilo, de apenas 11 meses, ficou internado pela primeira vez por 5 dias devido uma inflamação brônquica. Foram dias de angústia e muito cansaço. E o fato dele ser prematuro (31 semanas), ter uma mãe asmática e ter chiado pela terceira vez em menos de 1 ano de vida me fez procurar um pneumopediatra.  Além do tratamento que já iniciamos, ele me esclareceu muitas dúvidas e dicas preciosas. Pedi autorização para compartilhar com vocês o documento que ele cita os 18 cuidados com o ambiente para pessoas alérgicas. Se o seu pequeno sofre desse mal, assim como eu e o pequeno Murilo, fica a dica!

 

18 cuidados com o ambiente para pessoas alérgicas

01. Retirar do ambiente, na medida do possível, carpetes, tapetes e cortinas.

02. O dormitório da criança deve ser o mais simples possível, evitando-se todos os objetos que acumulem poeira com facilidade, por exemplo, almofadas, bichos de pelúcia, livros e revistas.

03. Trocar as roupas de cama pelo menos duas vezes por semana, lavando-as com água a 60 graus ou secando-as em secadora aquecida.

04. Usar uma capa impermeável de matéria plástica para o colchão e o travesseiro (feita em casa ou comprada em lojas especializadas).

18 cuidados com o ambiente para pessoas alérgicas

 

05. Substituir os cobertores por acolchoados ou edredons.

06. Expor ao sol por 3 a 4 horas, semanalmente, os travesseiros, as almofadas, os colchões, os cobertores, os acolchoados e roupas de inverno.

07. Deixar o dormitório da criança bem arejado durante o dia, e, de preferência, recebendo luz do sol direta.

08. Aspirar o pó dos ambientes pelo menos duas vezes por semana e realizar a aspiração em colchões (ambas as faces), travesseiros, almofadas, chão do quarto de dormir, cortinas, quadros, brinquedos de pano e pelúcia, poltronas, sofás, etc.

09. Não varrer a casa a seco e sim passar um pano úmido. Pode-se utilizar solução de lysoforme bruto diluído a 10% em água.

10. Deixar a criança fora do quarto até uma hora depois da limpeza.

18 cuidados com o ambiente para pessoas alérgicas11. Evitar umidade e mofo na casa. Se houver bolor, passar uma solução de Ácido Fênico a 5% nos lugares mofados, como paredes e interior do guarda roupa.

12. Evitar o uso de qualquer tipo de inseticida, inclusive os de ligar na tomada.

13. Evitar que a criança tenha contato com cheiros fortes como perfumes ou produtos de limpeza.

14. Evitar ter animais domésticos, mas caso tiver não permitir que os mesmos entrem em casa.

15. Proibir TERMINANTEMENTE qualquer pessoa de fumar dentro de casa, inclusive na cozinha, banheiros e área de serviços. Além disso, não permitir que ninguém fume no carro quando a criança estiver presente.

16. Não deixar a criança permanecer em lugares empoeirados.

17. Evitar que a criança tenha contato com objetos que ficaram guardados por muito tempo, que estejam embolorados ou empoeirados.

18. Lavar as roupas que ficaram guardadas por muito tempo antes de utilizá-las (por exemplo, lavar as roupas de frio que estavam guardadas antes da chegada do inverno).

 

Dr. Alfonso Eduardo Alvarez, graduado em medicina pela UNICAMP, especializado em Pneumologia e Alergia Pediátrica pela UNICAMP. CRM: 80599

18 cuidados com o ambiente para pessoas alérgicas

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1494 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também