12 brincadeiras para fazer com crianças no carro

09.02.2018 – A grande maioria dos pequenos adora viajar! O caminho até o destino escolhido, entretanto, muitas vezes os deixam ansiosos ou entediados. Por isso, nós reunimos 12 brincadeiras para fazer com crianças no carro. Com tanta diversão, o trajeto da viagem vai ser uma atração à parte do passeio!

12 brincadeiras para fazer com crianças no carro

1- Meu barquinho

O intuito dessa brincadeira é entreter exercitando a memória! Uma pessoa começa falando a frase “meu barquinho vai levando coisas que…” e define que tipo de coisas o barco vai levar.

Ex: “meu barquinho vai levando coisas que… têm na praia!”. Então cada um dos participantes da brincadeira lista o que tem no litoral: balde, areia, sorveteiro, coco…

Quando uma palavra é repetida ou não diz respeito a algo que tem na praia, todos dizem “Ihhhh, o barquinho afundou!”. Não sabem mais nenhum ítem para listar? “Oba! O barquinho chegou!”.

2- Juju comprou um…

Nessa brincadeira, é preciso observar os carros que passam no sentido contrario! Assim, todos falam “(Nome do integrante da brincadeira) comprou um…”. Se passar um fiesta, por exemplo, brinca-se que a pessoa comprou um fiesta!

Passa-se por todos do carro e depois repete-se: “(Nome do integrante da brincadeira) trocou o fiesta por um…” e fala-se o nome do próximo carro que passar.

3- Adivinha bicho

Um integrante do carro pensa num bicho e não fala qual é. Então a outra pessoa vai perguntando: “tem pêlo?”, “ele voa?”, “é grande ou pequeno?”, “vive na água?” E assim por diante. Quem adivinhar qual é o bicho tem o direito de sugerir o próximo animal.

4- Desafios matemáticos

Consiste em perguntar a tabuada para os pequenos! Com o tempo, pode-se ir complicando a tomada pedindo para os pequenos responderem com os números em inglês, por exemplo. Ótimo para o raciocínio!!

5- Uma palavra, uma música

Um integrante do carro fala uma palavra e os demais têm que cantar uma música que tenha aquela palavra.

6- Quantos têm?

Essa brincadeira basicamente consiste em definir um elemento, como um modelo ou cor de carro, a placa de determinada cidade, etc, e contar quantos desses elementos são encontrados desde o início até o fim do trajeto da viagem.

7- Indiozinho

Ao passar por túneis como os que descem a serra, por exemplo, imita-se um índio, batendo na boca e emitindo sons, para não entupir os ouvidos.

8- Próxima parada

De todas as brincadeiras para fazer com crianças no carro, essa é a única que tem prazo de validade: ela só funciona até os pequenos aprenderem a ler, pois consiste em pedir para as crianças adivinharem qual é a próxima cidade pela qual o carro vai passar.

9- A cor é…

Dá para brincar com as cores dentro do carro! Funciona assim: Alguém diz “estou vendo uma cor azul”. Todos têm que adivinhar o que tem no carro com a cor azul. Vale tudo, mas tem que estar dentro do automóvel!

10- Desenhos

Você só vai precisar levar papel e lápis de cor para pedir que o seu pequeno desenhe tudo o que ele ver de interessante no caminho, como a estrada, pontes, túneis e tudo mais que chamar a atenção dele!

11- 20 perguntas

O organizador da brincadeira pensa em uma pessoa famosa, em um filme ou em um lugar. Os outros participantes têm direito de fazer 20 perguntas cada um, e a resposta deve ser sim ou não, para tentar descobrir o que é que o organizador está pensando.

O primeiro que adivinhar é o vencedor e terá o direito de começar a brincadeira escolhendo o que deve ser descoberto na próxima rodada.

12- Adivinhe a música

Um dos passageiros do carro começa a cantarolar uma música sem falar sua letra enquanto os outros tentam adivinhar qual é o nome da canção. O primeiro que acertar três músicas é o vencedor e, portanto, é o próximo a cantar as músicas para que os outros acertem.

Essa é uma maneira lúdica e divertida de começar a sequência de brincadeiras no carro!

 

Confira também:

Viajar com crianças: Confira algumas dicas!

36 brincadeiras dos anos 80 e 90. Você se lembra?

 

 

Bárbara Brambila

Escrito por: Bárbara Brambila

Confira os 15 posts publicados pela Bárbara Brambila

Veja Também