10 dicas para ter sucesso na amamentação

18.06.2013

 

A gestação é um momento mágico na vida da mulher, repleto de transformações, tanto físicas quanto emocionais, e o momento de ver o rostinho de seu bebê é o mais esperado.

Chega então o grande dia e, de repente, você se depara com a necessidade de amamentar seu filho: O QUE FAZER?

10 dicas para ter um desempenho eficaz na amamentação

1- O leite materno é suficiente para o crescimento e desenvolvimento do bebê até o sexto mês de vida. Por isso, não há necessidade de oferecer água ou chá.

2 – Procure amamentar na primeira hora após o nascimento, pois aumenta o vínculo mãe e filho, estimula a sucção e descida do leite, e reduz o sangramento uterino materno;

3 – Escolha um ambiente confortável e tranquilo. Se vocês não se adaptarem à posição tradicional, experimente outras posições;

4 – Pense no bebê com carinho, tenha confiança, relaxe, pois isso ajudará na produção e descida do leite;

5 – Ofereça o peito sempre que o bebê solicitar. Com o passar dos dias, você identificará a necessidade do seu bebê, pois há bebês que mamam a cada 2, 3 ou 4 horas.

6 – Você deve estar atenta à maneira como o bebê abocanha o seu peito desde a primeira mamada. Covinhas e barulhos não são bons sinais. Quando a criança pega o peito corretamente, a mãe não sente dor, mas pode, sim, sentir umas fisgadas nas primeiras sucções.

7 – Evite lavar os mamilos antes ou depois das mamadas. Passe o seu próprio leite após amamentar, ele tem efeito bactericida e hidratante.

8 – Coloque o bebê para arrotar ao término de cada mamada.

9 – Se sentir suas mamas pesadas e doloridas, procure realizar massagens em movimentos circulares e a ordenha manual. Evite o uso de bombas para retirar leite, pois podem ocasionar rachaduras nas mamas.

10 – Durante o intervalo entre as mamadas, descanse. Alimente-se bem e beba bastante líquido. Estes cuidados ajudarão a manter uma boa produção de leite.

Se persistirem as dúvidas procure um consultor de amamentação ou um grupo de apoio.

Amamentando você dará o melhor início de vida e com certeza um melhor futuro ao seu filho.

 

Carolina Coppola

Escrito por: Carolina Coppola

Confira os 25 posts publicados pela Carolina Coppola

Veja Também