10 curta-metragens para refletir com seu filho

10 curta-metragens para refletir com seu filho

11.10.17 – Curta-metragem, ou simplesmente curta, é o nome dado a filmes de pequena duração. Existem diversos tipos de curtas, alguns deles tratam sobre assuntos reflexivos do dia a dia e que vivenciamos no convívio em sociedade. Já pensou em utiliza-los para ensinar os pequenos? Separamos aqui 10 curta-metragens para refletir com seu filho. Confira Só!

10 curta-metragens para refletir com seu filho

1) Independência

Esse curta-metragem produzido pela Pixar foi exibido pela primeira vez em 2016 junto com o filme Procurando Dory. Além de muito fofo, o passarinho Piper trás uma mensagem sobre a independência. Ainda na fase infantil, as crianças começam a aprender e a desenvolver a independência através da organização dos brinquedos, dos sapatos, da cama. Esse curta-metragem pode ajudar as crianças se familiarizar com essa nova fase que, no início pode ser diferente e estranha, mas pode se tornar ótima!

 

 

2) Amizade e superação

Todos nós somos únicos e diferentes uns dos outros, ser diferente é ser normal, porém, lidar com isso na infância nem sempre é fácil. Esse curta-metragem passa uma mensagem linda de superação através da amizade!

 

 

3) A importância da Criatividade

É criando, inventando, inovando que a criança se diverte, desenvolve e aprende. É por esse motivo que, estimulá-la desde cedo é essencial! Esse curta-metragem mostra que, quando a criatividade é reprimida pode causar desestímulo, e isso não acontece apenas com as crianças!

 

 

4) Aprender com as diferenças

Esse curta trás uma reflexão sobre as diferenças, além da preocupação com o próximo. O senso de missão e companheirismo se destacam nessa história de amizade. O diretor do curta-metragem disse algo muito importante para que possamos entender melhor: “Gus (a nuvem) ama aqueles bebês. Eles precisam de jacarés, de porco-espinhos no mundo e ele ama o que faz. Ele apenas não quer ferir seu amigo porque sabe que os bebês são perigosos. (O curta se trata) na verdade sobre quão difícil são os relacionamentos e sobre mantê-los” Peter Sohn.

 

5) Razão x Emoção

A importância do equilíbrio entre a razão e a emoção é o foco desse curta que trata do assunto com humor. Não podemos agir totalmente com o coração nem totalmente com a razão, é preciso haver um equilíbrio de tudo!

 

 

6) Dificuldades

Essa ovelhinha saltitante nos faz refletir sobre as dificuldades. Passar por coisas difíceis na vida é completamente normal, mas no momento pode parecer o fim do mundo. O curta nos ensina a ver o lado bom em tudo, até nos momentos de dificuldade, que não duram pra sempre e passam para que coisas boas aconteçam.

 

7) Responsabilidades

Esse é um ótimo curta para os pequenos que estão pedindo um bichinho de estimação ou aprendendo sobre responsabilidade. Ele trás para reflexão a importância das responsabilidades que assumimos, além de ressaltar a ajuda ao próximo.

 

 

8) Reconhecendo Qualidades

É comum enxergarmos apenas as diferenças nos outros. Isso acontece muitas vezes de maneira automática e por isso é essencial falamos sobre o assunto. Sempre damos atenção para aquilo que nos incomoda ao invés de valorizar o que nos faz bem. Esse curta-metragem trata justamente disso e como é essencial reconhecer as qualidades dos outros.

 

 

9) Trabalho em Equipe

Juntos somos melhores! Um curta lindinho para ensinar os pequenos como nos tornamos mais fortes quando estamos unidos.

 

10) Paciência

Vivemos em um mundo acelerado onde tudo acontece muito rápido. É por isso que, cada vez mais, tem se tornado difícil ter paciência. As crianças já nascem sem paciência para esperar, para aprender, porém, é algo essencial na vida. Esse curta-metragem mostra de uma maneira muito bonita que é errando e tendo paciência que se aprende!

 

10 curta-metragens para refletir com seu filho

 

Confira Também:

15 livros que interagem com seu filho

32 livros que ajudam na Alfabetização do seu filho!

Livros de Monteiro Lobato

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1511 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também